terça-feira, 13 de novembro de 2012

``Engenharia dos alimentos``

São as técnicas e os conhecimentos usados na fabricação, na conservação, no armazenamento e no transporte de alimentos industrializados. Esse profissional atua em escala industrial, cuidando de todas as etapas de preparo e conservação de alimentos de origem animal e vegetal. Seleciona a matéria-prima, como leite, carnes, peixes, legumes e frutas, e define a melhor forma de armazenagem, acondicionamento e preservação dos produtos, projetando embalagens. Desenvolve e testa formulações, com a finalidade de determinar o valor nutricional de alimentos industrializados, seu sabor, sua cor e sua consistência. Desenvolve tecnologias limpas e processos para aproveitamento de resíduos. A indústria alimentícia é, sem dúvida, o principal campo de atuação desse engenheiro. Mas ele pode trabalhar, ainda, em indústrias fornecedoras de equipamentos, embalagens e aditivos.

 

``Tecnologia alimenticia ``


O Tecnólogo de Alimentos atua desde a elaboração de projetos industriais, selecionando matérias-primas e processos tecnológicos adequados, transporte e comercialização dos produtos.
Está apto para trabalhar nas indústrias de grande, médio e pequeno porte, no controle de qualidade nas indústrias, análise de alimentos, gestão em alimentos, acompanhamento de projetos de produção de alimentos, controle físico-químico, microbiológico, microscopia de alimentos e bebidas. Ainda, nas empresas de armazenamento e distribuição de alimentos; indústrias de aproveitamento de resíduos; empresas do ramo alimentício como padarias, restaurantes, hotéis, supermercado, frigoríficos, cozinhas industriais e hospitalares, escolas, dentre outros, prestando serviços técnicos especializados; instituições de inspeções sanitárias; empresas de consultoria para elaboração de projetos, programas de trabalho e de processos industriais em conjunto com o Engenheiro de Alimentos.